domingo, 18 de agosto de 2013

A usurpação da ciência (3)


A usurpação da ciência (3)

 

As faculdades com seus cursos e recursos, são outro exemplo da torre bíblica, uma torre em direção ao céu, o conhecimento não tem limite, tal como o céu. Com uma diversidade de cursos, um conjunto de faculdades, torna-se uma universidade, ao alcance do Universo. Com diversidade de linguajares, cada curso destinado a uma profissão, vai-se criando um modelo próprio de cada curso e cada especialização. Os degraus do conhecimento levam a patamares mais altos, que depois de formados espalham-se pelas cidades e pelo mundo.

A cada dia as faculdades e universidades com seus prédios, vão criando mais e mais cursos de nível superior, cada qual mais especializado e especifico. Cursos que vão criando expressões de uso próprio, que só o profissional da área entende. Cada profissão vai se segmentando. A engenharia já vinha sendo segmentada, em diversas engenharias, agora a administração se segmenta em cursos de administrações e de gestão, a começar pelos recursos, sejam eles financeiros, de materiais ou humanos, para tudo há uma logística. As faculdades também vão se tornando uma torre de Babel com cursos diferenciados e especializados, currículos específicos, falando linguagens diferentes e esquecendo-se da interatividade de um mundo globalizado.

A visão cartesiana criou um gráfico a partir de uma cruz, denominando como par de eixos cartesianos x e y, que se cruza em um ponto denominado origem. Todo ponto colocado no gráfico é posicionado a partir da origem, a gênese gráfica. Denominou o primeiro eixo de eixo x, paralelo a linha terrestre, o horizonte, o plano terrestre, utilizou uma letra que simboliza o primeiro tipo de cruz conhecida, em X. A cruz onde condenados eram julgados e amarrados. Denominaram de (y) o eixo vertical, como eixo das ordenadas, as ordens seguem uma linha vertical. A linha entre o céu e a terra, atribuiu a este eixo a primeira letra do nome de Deus, o tetragrama Yahweh. A partir da origem, um lado é positivo e o outro é negativo, o bem e o mal, o claro e o escuro. E aquele que está a direita do trono de Deus (Hb 12,2), a reta y que leva ao céu e ao trono de Deus ficou sendo o primeiro quadrante, o quadrante positivo.

Os eixos x e y formam um plano e com um terceiro eixo denominado de z, a partir da mesma origem de x e y tornando possível marcar pontos no espaço, formando-se um gráfico tridimensional. Com três pontos marcados no gráfico de três eixos, é possível formar uma figura tridimensional, uma figura espacial. Três dimensões localizam alguém ou alguma coisa no espaço. A quarta dimensão é o tempo, algo ou alguém está localizado no espaço em algum momento. A linha da terceira dimensão gráfica foi denominada de z, ultima letra do alfabeto. O eixo cartesiano pode marcar pontos entre o Alfa e o Omega. De zero ao infinito, positivo ou negativo, do principio ao fim, do desconhecido anterior ao desconhecido posterior.

A principal característica de uma tese é o ineditismo. Uma tese deve procurar ser inédita em seu tema principal ou até mesmo fazer um novo olhar sobre o que já foi dito e escrito. Uma tese embora elaborada normalmente no meio acadêmico é defendida publicamente, com as “portas abertas”. Qualquer pessoa pode assistir a defesa de uma tese. A banca examinadora se posiciona como árbitros do céu escolhendo que pode e quem não pode entrar no novo universo do conhecimento e participar de seu grupo exclusivista.

 

Jornal de HOJE

 
Entre Natal e Parnamirim/RN ─  17/08/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
023.1461.13
CMEC - Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN
Cientista Social
Jornalista Científico
Colunista em Informática em Revista
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
 
 
No período de julho/2013 a outubro/2013 estarei concorrendo ao PREMIO DESTAQUES DO MERCADO na categoria Colunista em Informática na publicação Informática em Revista.
 
Pela avaliação parcial estou em segundo lugar na categoria.
 
A votação poderá ser feita usando um e-mail por mês. Após a votação espere o retorno do e-mail para validação do voto. Só após a validação é que o voto é computado
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário