sábado, 10 de agosto de 2013

A usurpação da ciência (2)


A usurpação da ciência (2)

Uma tese de doutorado difícil de ser defendida em um meio acadêmico.

 
A engenharia e suas especializações é um exemplo evidente da torre de Babel, uma torre em direção ao céu. Os ilustradores bíblicos nos deram a entender que a torre de Babel seria a tentativa de construir um edifício alto o suficiente para alcançar o céu, talvez pela época das descrições ou das ilustrações. E com certeza pelo entendimento de cada um, de cada escritor e de cada leitor, no momento de escrever ou de ler. O conhecimento e a interpretação de textos são os resultados de experiências, vivencias e convivências, que alteram interpretações e descrições da escrita e da leitura, a cada momento pessoal e cada momento histórico.

A ciência do mundo moderno vem construindo foguetes, as novas torres para chegar ao céu. A tecnologia espacial ainda esta nas mãos de poucos, especialistas e países, uma tecnologia de ponta onde é necessário o uso das ultimas descobertas cientificas de cada área, da geologia a astronomia, da física, da química e da biologia. Cada nação detém seus segredos espaciais. As especializações vão criando um linguajar próprio. Tudo começou e começa na filosofia, no observar e no refletir.

Engenharia de transportes, engenharia da produção e engenharia da computação são algumas da ultimas divisões da engenharia, que aos poucos vão sendo reconhecidas como novas profissões, a partir de cursos superiores com curta duração, os CST. Formando tecnólogos em logística, tecnólogos de gestão da qualidade e TI (tecnólogos da informação), e outros tecnólogos. E agora surge mais uma engenharia, a de produção, uma inovação do sistema de produção em série, a teorização da produção, a produção em escala e em esteira passa para a O&M no papel.

Os denominados TIs, tecnólogos de ou da informação, ainda terão muito que estudar e se especializar, tendo em vista que muito pouco, estudam e aprendem, sobre a teoria da comunicação em uma era das TICs (tecnologias da comunicação e informação). Os cursos de TI estão focados em uma engenharia da computação, um olhar sobre o computador, a maquina e seus processos.

O mundo vivia uma era de pós-revolução industrial e passou a viver uma era de revolução tecnológica, depois que Steve Jobs usou a maçã como símbolo da sua empresa. A mesma fruta a qual Isaac Newton atribuiu ser seu insite para a descoberta da força da gravidade e atração dos corpos. E a mesma fruta simbólica que colocou o pecado no mundo através de Adão e Eva, dando início a busca do saber, o conhecimento científico do homem sobre a terra. A maça aparece como um marco, mudando os rumos da história. Newton e Jobs foram buscar símbolos religiosos e bíblicos para atribuir à suas ciências, suas descobertas e inovações. Pecados, pesquisas e descobertas sobre a Mãe Terra e a placa mãe do computador.

Adão e Eva (no oriente) os primeiros pesquisadores na face da Terra, pela visão da Gênese bíblica. Isaac Newton (na Inglaterra), físico e matemático.  Steve Jobs (nos EUA), líder e exemplo de inovação. Três momentos e três momentos históricos e três pontos geográficos sobre a Terra. Três mudanças de rumos da ciência e da história, novos olhares e novos rumos. A ciência segue os mesmos caminhos da cruz, caminhando do oriente para o ocidente, o mesmo caminho da cruz com as descobertas de novos continentes (A usurpação da ciência – P1). Fatos históricos e cíclicos que fazem parte de uma teologistica, a logística de Deus sobre a Terra, com os homens sendo seus recursos humanos para desenvolver seu trabalho na Terra. Uma tese de doutorado difícil de ser defendida em um meio acadêmico.

E a ciência vai usando e usurpado de situações religiosas, tabulando dados e cientificando resultados. Como o PDCA, da gestão da qualidade e qualidade total, um ato de benzer e orar antes e depois de cada análise, objetivando resultados.

 

 Jornal de HOJE


 

Entre Natal e Parnamirim/RN ─  11/08/2013

 

 

 

Roberto Cardoso

(Maracajá)

 

 

Reiki Master & Karuna Reiki Master

 

023.1461.13
CMEC - Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN

Cientista Social

Jornalista Científico

Colunista em Informática em Revista

 

Sócio Efetivo do IHGRN

(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário